riscos em empréstimos

Riscos em empréstimos: por que não fazer sem uma assessoria?

Embora o crédito seja uma ferramenta útil, capaz de otimizar a abertura e o desenvolvimento de uma empresa, é necessário conhecer os riscos em empréstimos antes de se recorrer a eles.

Caso tais informações não sejam levadas em consideração, existe a possibilidade de que, em vez de auxiliar no crescimento da empresa, o empréstimo dificulte sua situação financeira e a leve a falência.

Pensando nisso, preparamos este artigo. Continue a leitura e descubra como uma assessoria pode ajudar sua empresa a evitar armadilhas na hora de buscar crédito.

O que considerar antes de recorrer a um empréstimo?

Nos momentos em que o gestor de uma empresa percebe a necessidade de capital, é normal que a primeira ideia que venha a sua mente seja o crédito. A grande questão é que, muitas vezes, existem opções mais interessantes para o negócio. Entre elas, podemos citar a de recorrer a investidores.

Antes de tomar uma decisão, seja ela de recorrer ao crédito, seja buscar capital com sócios e investidores, é importante que o gestor avalie a fundo a situação de sua empresa e descubra a quantidade exata de recursos que necessita para financiar sua operação.

Depois de tomar esse cuidado, ele pode avaliar se existem outros meios de levantar recursos. Por exemplo, dependendo da situação, medidas de redução de custos e renegociação com fornecedores podem gerar receitas o bastante para financiar a empresa.

Além disso, por meio de uma assessoria o gestor pode contar com o apoio de profissionais altamente capacitados para auxiliá-lo nesse processo. Com a ajuda deles, a equipe de gestão tem maior facilidade em avaliar a real necessidade de um empréstimo e ainda recebe apoio para otimizar suas chances de ter acesso ao crédito.

Quais são os riscos ao fazer empréstimos?

Outro ponto importante, que é avaliado mais facilmente com o auxílio de uma assessoria especializada, são os riscos dos empréstimos. Caso eles sejam subestimados, o gestor pode enfrentar graves problemas na gestão de seu negócio.

Em primeiro lugar, se faz necessário levar em consideração que pegar um empréstimo gera passivos para empresa, o que eleva os riscos e diminui as chances de levantar mais crédito no futuro. Esse fato, somado à dificuldade natural de se obter crédito no Brasil, pode criar um grave problema para o gestor, caso ele precise de novos fluxos de recursos.

Além disso, outro risco é o de que as projeções feitas pela equipe de gestão estejam equivocadas, de modo que a empresa não seja capaz de arcar nem mesmo com os juros. Tal situação pode levar o negócio à falência.

Como uma assessoria reduz os riscos em empréstimos?

Uma vez que os profissionais, a serviço da assessoria, tratam diretamente das mais diversas funções referentes à operação de crédito, eles têm a preparação necessária para indicar à equipe de gestão as melhores opções disponíveis.

Eles podem apontar, por exemplo, as instituições financeiras que oferecem condições mais favoráveis e orientar a equipe tanto na elaboração dos comprovantes necessários quanto no planejamento do uso dos recursos, a fim de garantir que o crédito de fato será uma solução para empresa em questão, não uma armadilha.

Ao fazer o uso inteligente do crédito, gestores têm a possibilidade de alavancar o crescimento de sua empresa, atingindo, assim, um número maior de clientes e otimizando seus rendimentos. Considerando, porém, os riscos que as operações de crédito apresentam, lidar com elas sem o auxílio de profissionais especializados é uma ideia arriscada.

Agora que você entende melhor os riscos em empréstimos, gostaria de contar com a assessoria de profissionais altamente qualificados para obter crédito? Entre em contato conosco e descubra as soluções da MADM Consulting Business.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.