planejamento financeiro

Planejamento financeiro de empresas: Saiba mais a respeito

O planejamento financeiro de empresas é uma das atividades mais importantes para pensar no crescimento e longevidade do negócio e precisa estar bem alinhado com seus objetivos estabelecidos.

Para tanto, é preciso conhecer bem o escopo de atuação, identificar eventuais problemas na engenharia financeira, além de definir as ações para atingir as metas.

Neste artigo, você poderá compreender melhor a respeito do planejamento financeiro, visando estruturar as diretrizes que sustentam o sucesso de sua organização. Continue a leitura!

O que é o planejamento financeiro de empresas?

Pequenas e grandes empresas precisam investir tempo no levantamento de informações, análises e estudos que permitam identificar pontos de melhoria e oportunidades para, assim, se prepararem para o futuro. Essa dinâmica administrativa é chamada de planejamento.

Pensando no viés financeiro, o planejamento visa garantir a sustentabilidade de um negócio a partir da estruturação de um plano de contas que oriente a respeito das operações que envolvem dinheiro.

Ele tem por objetivo alcançar o potencial da empresa sem gerar dívidas que não sejam possíveis de gerenciar. Além disso, ter um plano eficaz ajuda a evitar problemas ao manter um fluxo de caixa equilibrado durante o dia a dia e em eventuais decisões de investimentos. A elaboração do planejamento financeiro requer a execução de algumas etapas. Veja, a seguir!

Pesquisa e coleta de dados

Um plano financeiro bem-sucedido é desenvolvido com base em pesquisas e dados factuais. O primeiro passo no desenvolvimento é mapear a estrutura de receitas e gastos da empresa. Depois, buscar por opções potenciais com base nos fundos disponíveis e no patrimônio.

Estude os balanços e demais demonstrativos. Esteja atento aos extratos bancários, às apólices de seguro e às movimentações recorrentes. Examine as finanças da empresa e identifique os riscos associados a cada cenário proposto.

Definição de metas para o planejamento financeiro

Os planos financeiros pressupõem a definição de metas. Como proprietário de uma empresa, você deve definir os objetivos que pretende alcançar, desde os valores que pretende ter como saldo de caixa ao final do ano até o orçamento para investimento em ações de marketing ou para a compra de novos equipamentos.

É importante também definir um cronograma que permita visualizar essas metas ao longo do tempo. O que precisa ser feito hoje para garantir um resultado planejado para daqui um ou dois meses? Pense sempre de forma razoável e oportuna, de modo que você trabalhe em direção ao objetivo em pequenos passos e de maneira sustentável.

Implantação e manutenção

Coloque o plano em prática o mais breve possível e monitore os resultados diariamente. Verifique se as ações estão sendo cumpridas nos prazos estabelecidos e cobre caso seja necessário. Se algo foi feito conforme o planejado, mas os frutos não foram aqueles que você esperava, aja corretivamente, determinando novas alternativas.

Um plano financeiro bem-sucedido, além de permitir que você faça alterações, precisa preconizar algumas opções estudadas previamente, a fim de evitar surpresas desagradáveis.

Qual a relação entre o planejamento financeiro e a tomada de crédito?

Algo bastante rotineiro no mundo dos negócios é a tomada de crédito para financiamento das operações, seja para cobrir necessidades de capital de giro, seja para investimentos maiores, como a substituição de equipamentos ou expansão. Mas nem sempre é possível ou recomendável fazer isso com dinheiro do proprietário ou dos acionistas, porque, por vezes, não há recursos disponíveis ou até mesmo por conta do custo das operações.

Algumas modalidades de crédito têm taxas mais atrativas, que fazem com que seja melhor manter o capital próprio em outras aplicações. De qualquer forma, é muito importante fazer com que a injeção do crédito esteja completamente alinhada ao planejamento financeiro. Afinal, todo financiamento precisa ser pago.

Portanto, o dinheiro obtido deve ser gasto com sabedoria, para que seja realmente utilizado de forma a alavancar as receitas, potencializando os resultados da empresa e evitando que tais empréstimos se tornem dívidas nocivas ao sucesso de seu negócio. Vale lembrar que existem consultorias especializadas em apoiar esse tipo de decisão.

Como otimizar a utilização dos recursos?

O planejamento financeiro auxilia na aplicação correta dos montantes disponíveis, incluindo aqueles obtidos via crédito. São esses planos que devem ser utilizados para que as oportunidades sejam aproveitadas e transformadas em crescimento para o negócio. Pensando nisso, listamos uma série de dicas que podem ajudar na execução de ações mais corretas e ajustadas à ideia.

Organize-se

Para ter sucesso nos negócios, é imprescindível ser organizado. A organização vai ajudá-lo a concluir tarefas e priorizar o que precisa ser feito. Uma boa maneira de conseguir isso é ter listas com as atividades diárias. Uma boa dica é se organizar por meio de aplicativos para celular. Ao completar cada item, retire-o da lista. Isso garantirá que você não se esqueça de nada e consiga, inclusive, antecipar demandas.

Analise os movimentos dos concorrentes

A competição é inerente ao mundo dos negócios. Para ser vencedor, você não pode deixar de analisar e entender a concorrência, pois eles podem estar fazendo coisas corretas que se tornarão tendências. Você pode implantar determinadas ações, visando não ficar para trás. Além disso, esse tipo de iniciativa permite que você fique na vanguarda, gerando para si grandes vantagens competitivas.

Entenda os riscos e recompensas

Uma das chaves para ser bem-sucedido é assumir riscos. Toda escolha pressupõe a renúncia de outras. Pergunte sempre quais podem ser as consequências negativas e compare com os benefícios projetados. Se você puder ter essas respostas, conseguirá montar cenários de avaliação. É um conhecimento que permite conhecer e calcular os riscos envolvidos, tomando decisões cada vez melhores.

Seja criativo

Se mantenha sempre na busca de novas formas de melhorar suas operações para conseguir se destacar no mercado. Comece partindo do princípio de que você não tem domínio sobre tudo e fique aberto a ideias e abordagens. Busque ter equipes voltadas à inovação, com liberdade para sugerir ações que fogem completamente do lugar-comum e que podem mudar o patamar de suas operações.

Mantenha o foco

Só porque você abre um negócio não significa que vai dar certo instantaneamente. Leva tempo para que tudo se encaixe, portanto, permanecer focado em atingir suas metas é fundamental. Permaneça firme no cumprimento do plano e faça os ajustes pontuais. Não desista no primeiro revés. O sucesso empresarial é como uma maratona e não uma corrida de tiro curto.

Ter um bom planejamento é, sem dúvidas, crucial para o sucesso de qualquer empreendimento. É ele que permite visualizar o quadro geral, estabelecer metas e identificar oportunidades, seja para melhorar aspectos internos, seja para atender às demandas que vêm do mercado.

Agora que você já sabe mais a respeito do planejamento financeiro de empresas, siga nossas redes sociais para não perder nenhum de nossos conteúdos. Estamos no LinkedIn e Facebook!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.