orçamento de vendas

Como fazer um bom orçamento de vendas e atrair novos clientes?

Analisando o mercado com calma, não é difícil observar que as empresas de maior sucesso são as que contam com uma gestão de alta qualidade. Além disso, na maioria das vezes, a administração é baseada em práticas e estratégias eficientes, como a elaboração do orçamento de vendas.

Por meio desse orçamento, o time de gestores é capaz de estimar uma série de informações valiosas, que podem ser usadas no planejamento de sua produção e na avaliação de futuras margens de lucros. A grande questão é, como fazer um bom orçamento de vendas e atrair novos clientes?

Preparamos algumas dicas:

Afinal, o que é orçamento de vendas?

De um modo simples, podemos dizer que o orçamento de vendas é um planejamento que considera diversos fatores para realizar uma estimativa das vendas, dos custos envolvidos na operação e do lucro que será apurado pela empresa.

Para alcançar esse resultado, os responsáveis pela tarefa precisam analisar fatores como:

  • perfil dos clientes;
  • dados históricos de vendas;
  • momento atual do mercado;
  • custos e despesas atrelados a operação.

O orçamento de vendas é um importante indicador de desempenho, pois ele aponta de modo preciso o quão bem-sucedida tem sido a empresa na captação de novos clientes. Além disso, é um componente indispensável do orçamento empresarial.

Quais cuidados minha empresa deve tomar ao realizar essa tarefa?

Por meio de um planejamento de vendas bem estruturado, uma companhia é capaz de criar estimativas de crescimento e projetar novos investimentos, como a expansão de seus negócios e o fluxo de capital necessário para mantê-lo. Observando esses fatores, é fácil entender a importância de tal tarefa.

Continue a leitura e descubra quais cuidados tomar para que ela seja realizada de forma eficiente!

Informações de qualidade

Para que uma estratégia de certo, ela deve ser baseada em dados precisos e confiáveis, o que também se aplica a elaboração do orçamento de vendas. Se esse cuidado não for tomado, o time de gestores da companhia pode embasar suas decisões em informações equivocadas, o que poderia gerar vários prejuízos e até mesmo inviabilizar a operação do negócio.

Diversas fontes de informações podem ser usadas nesse processo. Dentre elas, os dados históricos têm destaque, pois apontam padrões de consumo apresentados pelo mercado, ao longo do tempo.

É interessante ressaltar que, por mais que uma empresa seja nova, e ainda não tenha um histórico de vendas, essa fonte de informações ainda é viável. Nesse caso, porém, o time de analistas precisa usar os dados de concorrentes e os resultados de pesquisas realizadas sobre o produto e o seu mercado.

Colaboradores capacitados

Dada a importância de um orçamento de vendas, ele obviamente precisa ser realizado por colaboradores com a devida experiência. Afinal, para uma pessoa sem o conhecimento adequado, identificar pontos úteis, que de fato podem ser utilizados para mensurar as futuras perspectivas de vendas e de custos, tende a ser uma tarefa muito complexa.

Ferramentas tecnológicas

Por mais capacitado que seja um profissional, a tarefa de lidar com um grande volume de informações é muita complexa, o que pode levá-lo a cometer erros. Nesse cenário, o uso de soluções tecnológicas tende a ser uma boa opção. Com um software especializado, por exemplo, o time de gestores tem acesso a diversas informações úteis, a respeito da operação da empresa, em tempo real.

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Outro ponto interessante a ser considerado é o conceito de Big Data. Essa tecnologia, que agrupa e analisa um enorme volume de dados, utiliza tais fontes para apontar fatos relevantes, oportunidades de atuação e padrões de comportamento do mercado.

Como fazer um orçamento de vendas preciso?

Agora que você entendeu o que é um orçamento de vendas e sabe quais cuidados tomar antes de desenvolvê-lo, é hora de descobrir como elaborar esse plano:

Defina um método para a apuração de dados

Toda a estratégia deve ser baseada em informações precisas e confiáveis. Levando esse fato em consideração. Por isso, o primeiro passo a ser dado na elaboração de um orçamento de vendas é a definição de uma fonte de dados segura. O histórico de vendas costuma ser muito utilizado nesse processo, pois ele é útil para a análise e a identificação de padrões de comportamento do mercado.

Caso ele seja a opção selecionada para a captação de dados, os responsáveis pela tarefa precisam considerar pontos como:

  • índice de vendas nos últimos anos;
  • taxa média de crescimento da empresa;
  • fatores econômicos ou políticos que podem influenciar o processo.

Acompanhe os canais de venda da empresa

Quanto mais detalhado for o orçamento de vendas, mais completa será a visão fornecida por ele a respeito do panorama atual da empresa e sobre suas estimativas de crescimento. Para alcançar esse resultado, o monitoramento dos canais de venda, adotados pela empresa, é indispensável.

Isso ocorre porque, ao tomar esse cuidado, o time de gestão pode acompanhar informações importantes. Exemplo:

  • canais mais utilizados pelos clientes;
  • produtos mais vendidos;
  • filiais do negócio que apresentam melhores resultados;
  • épocas do ano em que cada produto é mais vendido em cada filial.

Defina os preços de forma inteligente

Para prever o faturamento da empresa, o time de gestores precisa conhecer o preço de cada produto. Sem essa informação, é impossível mensurar os volumes de capital que tendem a entrar no caixa da empresa.

Neste contexto, é importante que os preços sejam definidos de forma inteligente, levando em consideração tanto a realidade do mercado quanto os custos da empresa. Se determinado produto ou serviço não puder ser negociado por um valor interessante para a empresa, ela precisa avaliar meios para reduzir os custos relacionados para a sua produção e, em alguns casos, questionar sua viabilidade.

Alguns fatores ainda podem incidir sobre o preço, levando o público a pagar valores mais elevados do que os que costumam ser praticados pelo mercado. Cabe a empresa ponderar se o seu produto ou serviço tem um diferencial capaz de compensar a disparidade de preços.

Pesquise a realidade do mercado

Assim como ocorre com o preço, sem uma análise clara da demanda, uma empresa simplesmente não é capaz de projetar seu faturamento. Afinal, sem uma indicação do futuro número de vendas, não é possível mensurar o futuro fluxo de caixa.

Para ter acesso a essa informação, o time de analistas precisa estudar a fundo o mercado em busca de fatores que o influenciam. Uma crise, por exemplo, tende a fazer com que os clientes pensem duas vezes antes de fechar uma compra.

Faça projeções

Por fim, com acesso ao conjunto de informações citado, o time de analistas é capaz de realizar projeções precisas a respeito do faturamento da empresa no próximo período. Com base nesses dados, os gestores podem definir metas de vendas e elaborar estratégias para atrair um número maior de clientes!

Como você pode perceber, informações precisas e confiáveis ajudam os gestores da companhia a avaliar todos os fatores aos quais suas vendas estão sujeitas. Dessa forma, é possível definir estratégias para garantir que seus produtos sejam atrativos e acessíveis para seus clientes, o que obviamente será refletido positivamente nos resultados.

Depois de ler esse artigo, ficou mais claro os procedimentos que envolvem o orçamento de vendas, certo? Agora, o que você acha de aprender os métodos mais eficientes para aumentar o faturamento de sua empresa? Leia este artigo e tenha acesso a esse conhecimento!

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