empréstimos

Conheça os principais tipos de empréstimos existentes no mercado

Manter em dia as finanças de uma empresa não é tarefa fácil e, às vezes, é preciso buscar empréstimos para fazer as contas fecharem, para dar um folego extra para o negócio, ou mesmo, para ampliar a atuação do empreendimento.

Nesses cenários, conhecer os principais tipos de empréstimos disponíveis no mercado é essencial para buscar o dinheiro adicional no lugar correto. Então confira a lista com as principais opções de crédito disponíveis para pessoas jurídicas. Boa leitura!

Empréstimo para aquisição de equipamento

Os empréstimos para aquisição de equipamentos são um dos mais tradicionais, principalmente para empresas que estão começando e precisam de recursos para a compra de bens importante para suas atividades, como maquinários ou veículos, sejam novos ou usados.

Dessa forma, não é necessário utilizar todos os recursos da empresa para financiar a compra dos equipamentos. Além disso, é normal que essa modalidade de empréstimo seja garantido pelo próprio aparato adquirido com os recursos emprestados, o que desobriga quem contrata o empréstimo de oferecer outras garantias, algo sempre complicado para empreendimentos que estão apenas começando.

Por contar com essa garantia, os empréstimos para aquisição de equipamento oferecem taxas bastante competitivas. No entanto, elas variam de acordo com o tamanho do crédito contraído, da longevidade da sua empresa e do prazo de pagamento.

Empréstimo para capital de giro

O capital de giro é crucial para qualquer empresa. Sem o dinheiro suficiente em caixa para honrar os compromissos básicos (como contas água, luz e salário dos colaboradores) um negócio rapidamente perde a capacidade de se manter.

Para enfrentar esses momentos de desorganização, seja por questões internas ou fatores externos, é muito comum que empresas recorram a linhas de crédito específicas para manter o capital de giro em caixa em níveis satisfatórios.

Pensando nisso, alguns bancos disponibilizam crédito específico para essa finalidade, exclusivos para pessoas jurídicas e com juros geralmente abaixo de outras opções de empréstimo. Quem quiser taxas ainda mais atrativas, a recomendação é para que procure o banco no qual já tem conta aberta.

Empréstimo com garantia

Outra maneira de conseguir crédito com juros baixos para bancar as necessidades do seu negócio é por meio dos empréstimos com garantia. Eles não são exclusivos das pessoas jurídicas, mas podem ser uma opção bastante interessante para quem precisa de um fôlego extra nas contas ou renovar os equipamentos da empresa.

Um empréstimo com garantia funciona da seguinte maneira: um bem (geralmente um imóvel) é colocado em alienação em troca do crédito. Dessa forma, é possível conseguir taxas de juros a partir de 1,05% ao mês.

Isso não impede que quem contrata o empréstimo faça uso do imóvel, inclusive alugando-o, por exemplo. No entanto, caso ocorra inadimplência, a garantia é executada: ou seja, o bem será utilizado para pagar a dívida.

Em alguns casos, veículos também podem ser oferecidos para garantir o empréstimo. Tal operação faz com seja possível solicitar quantias mais altas de crédito com juros menores do que os praticados em empréstimos feitos sem qualquer garantia.

Na hora de escolher entre os diferentes tipos de empréstimos, é essencial que você reflita sobre as necessidades da sua empresa. Se não é preciso trocar os equipamentos imediatamente, é desaconselhável contratar um crédito com essa finalidade, por exemplo.

Por fim, fique de olhos nos juros e demais taxas embutidas em operações dessa categoria para que a solução não se transforme em problema.

Achou este conteúdo interessante? Que tal então seguir-nos nas redes sociais? Estamos esperando você no Facebook e no LinkedIn.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.