Empréstimo para capital de giro

Empréstimo para capital de giro: Conheça as vantagens!

O capital de giro é a reserva financeira necessária para que uma empresa consiga manter as suas operações diárias. Desta forma, ele é um fator determinante para a realização de uma gestão financeira eficaz. As empresas que não possuem esta reserva costumam recorrer a soluções oferecidas pelo mercado como o empréstimo para capital de giro.

A rotina empresarial está cercada de gastos operacionais, como por exemplo os gastos para compra de matéria-prima, para pagamento de fornecedores, da folha de salários e, ainda, para o cumprimento de obrigações fixas como a água, luz e aluguel. Além de cobrir estes gastos, o capital de giro também deve estar disponível para atender possíveis imprevistos financeiros.

Ocorre que muitas empresas têm dificuldade de manter um capital de giro suficiente para cobrir todos estes gastos. Com isso, elas precisam de uma solução que evite prejuízos na gestão e planejamento financeiro empresarial, garantindo o pagamento de todos os custos e despesas necessários para o bom funcionamento da organização. É neste contexto que o empréstimo se faz necessário.

Neste artigo, você entenderá quais são as vantagens de utilizar o empréstimo como mecanismo para a cobertura do seu capital de giro. Acompanhe!

Traz segurança para a empresa

Sem dúvida alguma, o empréstimo para capital de giro é um mecanismo que traz mais segurança para a empresa. Qualquer negócio, independente do seu porte, corre o risco de ter sua falência decretada caso não cumpra com suas obrigações financeiras.

A ausência de capital de giro acaba gerando uma pressão sobre a empresa, e em algumas situações é comum que as dívidas virem uma espécie de “bola de neve”, tornando o problema insustentável para os gestores, que ficam sem encontrar uma saída no cumprimento de suas obrigações.

Neste sentido, o empréstimo surge como uma alternativa que evitará este tipo de dificuldade para o negócio, garantindo a sua saúde financeira e fazendo com que os gestores estejam preparados para lidar com os desafios do mercado.

A segurança também está garantida pois o empréstimo permite ao gestor manter o controle da empresa. Muitos negócios que possuem o seu capital de giro comprometido buscam recursos junto a investidores ou fundos de Venture Capital. Neste tipo de mecanismo de apoio financeiro é necessário dar uma parte da participação na sociedade a terceiros, o que pode comprometer o controle sobre o negócio.

Garante o equilíbrio das contas

Outra vantagem do empréstimo para capital de giro é que ele é um mecanismo eficaz na manutenção do equilíbrio das contas.

Como já citado, o cumprimento das obrigações financeiras dentro dos prazos deve ser uma prioridade do gestor financeiro, tendo em vista ser um fator determinante para a segurança jurídica, tributária, fiscal e financeira do negócio. Além disso, ele é um aspecto importante na proteção contra um possível pedido de falência vinda de credores.

A empresa que não tem um capital de giro capaz de cobrir os seus gastos rotineiros corre o risco de inviabilizar as suas atividades. Isso denota a importância e o cuidado que deve ser tomado com relação ao controle das finanças empresariais.

Facilita o planejamento a longo prazo

Outro benefício do empréstimo para capital de giro é a facilidade do planejamento a longo prazo. Quando o gestor tem dinheiro em caixa para cobrir suas obrigações, ele tem condições de planejar as suas estratégias a médio e longo prazo.

Isso permite a expansão dos prazos para estocagem de matéria prima e produtos, produção, operação e vendas.

Um prazo mais longo e a disponibilidade de dinheiro traz a possibilidade de elaboração de estratégias focadas no crescimento e desenvolvimento da organização, por exemplo, a criação de novas linhas de produtos, a expansão do mercado de atuação e a contratação de novos funcionários.

Aumenta o fluxo de caixa

O fluxo de caixa representa toda a movimentação financeira realizada no caixa da empresa, ou seja, a quantia de dinheiro recebida e gasta pela empresa durante um determinado período de tempo. É importante que os gestores tenham um controle eficiente destas informações, pois elas facilitam o processo de gerenciamento financeiro do negócio.

Muito embora o capital de giro não esteja diretamente atrelado ao fluxo de caixa, ele influência nestas movimentações, uma vez que facilita o processo de controle das finanças, garantindo maior capacidade para o cumprimento das obrigações financeiras dentro dos prazos estipulados.

Permite a melhoria dos processos

Por fim, investir em soluções como os empréstimos para a complementação do capital de giro é uma alternativa benéfica, não só sob o ponto de vista financeiro, mas também um mecanismo que impacta diretamente nos processos do negócio.

Com mais recursos financeiros disponíveis, os gestores têm condições de direcionar suas estratégias, aperfeiçoando as práticas e elevando a qualidade dos serviços/produtos desenvolvidos.

É importante ter em mente que as regras de um empréstimo para capital de giro variam de acordo com a instituição financeira responsável pelo crédito. Por isso é importante contar com o apoio de uma assessoria empresarial especializada neste tipo de intermediação.

Além de oferecer uma análise de viabilidade do empréstimo, estas assessorias também orientam com relação às taxas de juros e das garantias que devem ser oferecidas pela empresa na transação.

Os empréstimos de capital de giro costumam estar atrelados ao oferecimento de garantias de imóveis ou de veículos, como forma de segurança para a instituição que disponibilizará o valor no caixa do negócio.

Mecanismos como o refinanciamento de imóveis também podem ser contratados pelos empresários. Este tipo de alternativa deve ser bem planejada pelo gestor, mas em muitas situações, ela é vantajosa, pois possibilita o recebimento de valores mais altos com um prazo de pagamento mais extenso.

Assim, o empréstimo para capital de giro é uma alternativa interessante e que traz diversas vantagens para as empresas. Entretanto, antes de contratar um crédito deste tipo com qualquer instituição é importante fazer uma boa pesquisa de mercado, conhecendo as necessidades e possibilidades do seu negócio. Tudo isso pode ser feito com mais segurança se o gestor contar com uma assessoria financeira especializada.

Você quer saber mais sobre empréstimo para capital de giro? Entre em contato com a MADM Consulting e conheça as nossas soluções.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.