empréstimo com veículo de garantia

Empréstimo com veículo de garantia: Saiba como funciona

No mercado brasileiro existem diversas categorias de crédito, cada uma delas indicada a um público específico. Dentre estas categorias, o empréstimo com veículo de garantia se destaca como uma das mais simples e acessíveis.

Por meio desta modalidade de crédito, o usuário pode levantar recursos para refinanciar suas dívidas, adquirir algum bem, ou até mesmo investir em um negócio próprio. É importante ressaltar que tal forma de crédito muitas vezes está disponível até mesmo para pessoas negativadas.

Você tem interesse em aprender mais sobre o empréstimo com veículo de garantia? Continue sua leitura e entenda todos os detalhes a respeito de seu funcionamento!

Como funciona o empréstimo com veículo de garantia?

Quando uma pessoa, ou uma empresa, precisa de crédito e recorre a uma instituição financeira, pública ou privada, ela precisa passar por um longo processo seletivo antes que o empréstimo seja liberado. Tal cuidado se faz necessário para que a instituição financeira verifique se o cliente em questão tem ou não condições de pagar o empréstimo. Considerando a seriedade da questão, o processo costuma levar um tempo, de modo que a liberação dos recursos também é atrasada.

Além disso, por mais que a análise final de crédito dê indicações de que o cliente é um bom pagador, a instituição financeira sempre precisa considerar o risco de sofrer um calote, de modo que ele incide sobre a taxa de juros. Frente a essa situação, o empréstimo com garantia é muito mais simples pois, caso o cliente não arque com seu compromisso, a instituição financeira pode tomar posse do bem empenhado como garantia.

Quando uma pessoa recebe crédito com veículo de garantia, ela usa seu automóvel como uma segurança de que pagará pelo empréstimo, o que lhe dá direito a receber, em média, até 80% do valor do veículo emprestado. Uma vez que a instituição financeira tem certeza de que receberá o capital emprestado de volta, essa modalidade de crédito se torna muito mais acessível e disponível até mesmo para pessoas negativadas.

Quais suas vantagens?

Fazer uso de um veículo como garantia traz uma série de benefícios para seu proprietário. Agora que você entende como ele funciona, continue lendo e descubra porque é considerado uma opção tão interessante.

Menor prazo para liberação de recursos

Como já foi citado, via de regra as instituições financeiras precisam fazer uma criteriosa análise de crédito antes de realizar um empréstimo, o que tende a tornar o processo muito mais lento e burocrático. Mas, uma vez que no empréstimo com veículo de garantia o carro do interessado em receber crédito é usado para assegurar seu pagamento, esse processo, embora ainda seja realizado, se torna muito mais simples e ágil.

Via de regra, em casos que o carro é utilizado como garantia, o cliente recebe os recursos solicitados em um prazo que dura em média de 2 a 5 dias. É importante ressaltar que a situação legal do automóvel é levada em consideração nesse processo, é fundamental, por exemplo, que ele esteja vistoriado.

Juros mais competitivos

Um problema que dificulta as modalidades de crédito mais tradicionais, e as torna relativamente mais caras, é o risco de inadimplência. Felizmente esse risco deixa de ser tão grave quando a instituição financeira recebe uma garantia, o que abre espaço para que uma taxa mais amigável de juros seja aplicada.

Assim como nas demais modalidades de crédito, a taxa de juros para o empréstimo com veículo de garantia tende a variar de acordo com a empresa que o fornece, mas ela costuma ter seu valor fixo entre 1.49% e 5% ao mês. Levando em consideração que o custo do empréstimo não segue um padrão, é interessante que a pessoa interessada em recebê-lo pesquise no mercado a instituição que oferece as melhores condições.

Prazos de pagamento mais longos

Ainda considerando o risco de sofrer prejuízos com calotes, as instituições financeiras costumam dar prazos curtos para que seus clientes paguem pelos empréstimos, uma atitude que aumenta o valor das parcelas e as torna menos acessíveis.

No caso do empréstimo com veículo de garantia, porém, a utilização do carro como penhor eleva a segurança da operação e garante condições melhores de financiamento. Dependendo da instituição financeira, o usuário pode pagar em até 48 meses pelo crédito que recebeu. É importante ressaltar, porém, que em financiamentos mais longos a taxa de juro incide por um tempo maior, o que também deve ser considerado como um custo.

O empréstimo não impede o proprietário de utilizar normalmente o veículo

Uma preocupação frequente entre as pessoas interessadas em utilizar o carro como garantia para solicitar um empréstimo é se poderão, ou não, continuar a fazer uso dele normalmente. Tal preocupação é ainda mais frequente entre aqueles que fazem uso do veículo para trabalhar, como empresários que trabalham com transporte de pessoas ou mercadorias, taxistas e motoristas profissionais que trabalham com aplicativos.

Felizmente essa preocupação é totalmente infundada e não existe nenhuma lei, ou regra contratual, que impeça o dono de um veículo, utilizado como garantia, de fazer uso dele. Além disso, diferente de algumas modalidades de crédito, o solicitante não precisa explicar para que precisa do empréstimo, de modo que pode usar os recursos do meio que lhe parecer melhor.

Existem requisitos para se solicitar o empréstimo com garantia de veículo?

Todos os empréstimos disponíveis no mercado estão sujeitos a algumas regras e condições, o empréstimo que utiliza o veículo como garantia não é uma exceção nesse aspecto.

A questão é que elas são muito mais simples do que as exigidas pelas demais categorias. Embora essas condições possam variar de acordo com a instituição financeira, a que todas têm em comum, que é considerada a mais severa, é que apenas veículos com menos de 10 anos de uso podem ser utilizados como garantia.

Embora o mercado de crédito brasileiro não seja simples, e muitas vezes opere com elevadas taxas de juros, sempre existem opções menos burocráticas e mais baratas. O crédito que faz uso do carro como garantia é uma delas, e pode ser utilizado em momentos de necessidade.

O empréstimo com o veículo de garantia é uma opção acessível de crédito, mas talvez não seja capaz de levantar o montante necessário para financiar sua empresa. Entre em contato conosco e descubra as soluções em crédito da MADM Consulting Business!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.