empréstimo com imóvel de garantia

Empréstimo com imóvel de garantia: Saiba como funciona

Algumas vezes, as pessoas têm necessidade de fazer um levantamento maior de capital. Quando isso acontece, o empréstimo com imóvel de garantia pode ser uma excelente alternativa.

Já bastante difundida nos países da Europa e nos Estados Unidos, essa opção de crédito ainda não é muito conhecida no Brasil. Pensando nisso, preparamos este artigo para tirar as suas dúvidas a respeito. Boa leitura!

O que significa um empréstimo com imóvel de garantia?

Um empréstimo se caracteriza quando uma pessoa ou empresa, por meio de seus representantes legais, solicita uma determinada quantia de crédito em uma instituição para uso no presente e se compromete com o pagamento do valor, normalmente acrescido de juros e outras taxas, no futuro. Pode ser pago em parcela única ou ser dividido conforme o que for acordado.

Quando se toma um empréstimo, geralmente é preciso oferecer algo para atestar sobre o compromisso de pagamento. Pode ser um bem, valores de vendas que serão pagos por clientes posteriormente (processo conhecido como antecipação de recebíveis) ou outros títulos. Caso não haja nada para utilizar na transação, os juros provavelmente serão mais altos.

O empréstimo com imóvel de garantia é utilizado para conseguir crédito pessoal, tanto para pessoas físicas quanto jurídicas. Algumas pessoas confundem essa modalidade com a hipoteca, que é uma forma não muito utilizada aqui no Brasil em virtude das dificuldades burocráticas que a caracterizam.

Por se tratar de um tipo de bem que naturalmente representa valores mais altos e no qual há grande interesse, quando colocamos uma propriedade garantindo o pagamento, há uma tendência de que consigamos contratos mais atraentes. Principalmente se comparado a outras opções, como o cartão de crédito ou o cheque especial. Ou seja, essa alternativa pode ser mais indicada em casos de dívidas altas ou caso se queira fazer um investimento de grande porte na abertura ou expansão de um negócio, por exemplo.

Quando falamos de imóvel, estamos nos referindo a uma casa, um apartamento, uma sala, um espaço comercial ou mesmo terrenos, desde que já estejam quitados, sem qualquer tipo de pendência e cujo registro esteja no nome de quem está solicitando o crédito.

Outra vantagem é que o imóvel pode continuar sendo utilizado durante o período de validade do contrato, enquanto os valores vão sendo pagos. Isso é possível porque o proprietário transfere o imóvel para a instituição até o fim do contrato, dando a ela a posse indireta do bem. É um processo chamado de alienação fiduciária.

E, é claro, isso é válido desde que aquele que tomou o empréstimo honre com as prestações de acordo com os termos vigentes. Isso também vale caso o proprietário original queira vender o imóvel, sendo possível desde que ele quite as prestações que eventualmente estiverem faltando.

Como funciona essa modalidade de empréstimo?

Normalmente, por se tratar de valores mais elevados, esse tipo de empréstimo tem período mínimo de pagamento de 12 meses, podendo chegar a 20 anos, no máximo. Tudo vai depender de como for feita a averbação e também das condições comerciais praticadas pela instituição cedente.

O montante cedido quando da solicitação chega a no máximo 60% do valor de venda da propriedade, conforme avaliação técnica. Ou seja, o valor será sempre proporcional: quanto mais valioso for o imóvel, maior será a possibilidade de acessar mais dinheiro. Porém, é importante ressaltar que a maioria das instituições trabalha com um limite em torno de 2 milhões de reais.

Quais as implicações legais?

A principal questão que se coloca é que o tomador pode perder o imóvel no caso do não pagamento. No entanto, devemos frisar que o processo para que isso aconteça é relativamente moroso e nem sempre será a primeira ação do cedente. É mais comum tentar outras formas de receber, como uma renegociação para que os termos sejam cumpridos.

Isso acontece também porque, muitas vezes, a instituição não consegue recuperar todo o valor cedido, já que o imóvel vai a leilão e, caso sejam poucos os interessados, o preço de venda pode ser menor do que o que ela repassou ao tomador inicialmente. Sem falar que, na medida em que há todo um trâmite para que as providências sejam concluídas, o imóvel permanece sem uso, o que representa dinheiro parado.

Outro ponto jurídico que é importante mencionar é que um imóvel só pode ser dado em alienação uma única vez. Ou seja, não é possível pegar dois ou mais empréstimos utilizando uma mesma propriedade como garantia para todos.

É fundamental também ficar atento à avaliação, que é feita por uma empresa terceirizada. Pode ser que você esteja com um valor em mente e suas expectativas não sejam atendidas em virtude de uma opção subvalorizada do avaliador em comparação com a sua. Nesse caso, o recomendado é analisar a proposta para ver se ela atenderá às suas necessidades.

Como contratar um empréstimo com imóvel dado em garantia?

O primeiro passo, caso você queira tomar crédito utilizando essa modalidade, é identificar quais são os imóveis de seu patrimônio que você tem interesse em empenhar. Para tanto, é preciso fazer um comparativo entre o montante que você espera obter e o valor dos bens que possui. Em seguida, certifique-se de que a situação do imóvel esteja regularizada e que não haja nenhuma pendência jurídica em relação a ele. É importante tomar essas providências para não perder tempo e se desgastar procurando um cedente sem ter de fato algo a oferecer.

Esse tipo de empréstimo pode ser obtido nos bancos e em outras instituições financeiras. Porém, quando essas etapas estiverem concluídas, convidamos você a conhecer a MADM Consulting Business. Somos uma instituição voltada a prestar assessoria financeira para empresas de todos os portes, de maneira rápida e sem grandes burocracias.

Trabalhamos de maneira completa, auxiliando-o a avaliar suas necessidades e buscando a melhor opção para você. Isso significa que vamos dar todo suporte para tomar uma decisão, confirmando se o empréstimo com imóvel de garantia é mesmo a opção mais indicada para seu caso.

Portanto entre em contato conosco agora mesmo! Nossos consultores estão preparados para oferecer todo o suporte de que você precisa!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.