Empréstimo com garantia

Empréstimo com garantia: veja as vantagens e desvantagens!

Por melhor que seja a gestão financeira de uma pessoa, todos estão sujeitos a imprevistos e, diante de uma situação inesperada, o crédito pode se fazer necessário. Nesse contexto, o empréstimo com garantia costuma se apresentar como a melhor opção.

Isso ocorre porque essa modalidade de crédito tende a apresentar condições muito vantajosas, principalmente quando comparada às demais formas de empréstimos disponíveis no mercado.

Via de regra, esse tipo de empréstimo costuma ser feito usando imóveis ou veículos como garantia. Continue a leitura e, depois de conhecer as características de cada modalidade, descubra a que se encaixa melhor ao seu perfil.

Conceito de empréstimo com garantia

De um modo simples, o empréstimo com garantia pode ser descrito como a modalidade de crédito em que o credor recebe como garantia um determinado bem. Uma vez que o bem em questão tem valor suficiente para cobrir o custo do empréstimo, o credor tem mais segurança, o que lhe permite emprestar mais facilmente e cobrar uma taxa de juros mais amigável.

Por apresentar melhores condições, no Brasil, essa modalidade de crédito é muito utilizada para fazer o refinanciamento de dívidas, isto é, para trocar um empréstimo antigo — e mais caro — por um menos custoso.

Apesar dos benefícios auferidos por esse empréstimo, é importante ressaltar que, caso o devedor não arque com seus custos, ele pode perder o bem utilizado como garantia. Agora que você tem uma visão mais completa sobre o empréstimo com garantia, continue a leitura e conheça suas principais vertentes.

Empréstimo com garantia de imóvel

Como o próprio nome sugere, o empréstimo com garantia de imóvel usa bem imóveis, como casas, apartamentos, escritórios e até edifícios, dependo do caso, como garantia. Essa modalidade de crédito é indicada para pessoas que precisam de um montante maior de recursos para fazer seu contingenciamento financeiro, pois permite que o devedor receba até metade do valor do imóvel como crédito.

Vantagens do empréstimo com garantia de imóvel

Conheça, a seguir, os principais benefícios auferidos pelo empréstimo com garantia de imóvel.

Sem necessidade de explicar como os recursos serão utilizados

Em boa parte das modalidades de crédito, o tomador do empréstimo precisa informar a instituição financeira como pretende utilizar os recursos apurados. Tal condição muitas vezes acaba por impedir que o capital seja usado em questões mais urgentes.

No momento em que uma pessoa procura um empréstimo com garantia de imóvel, porém, ela não precisa dar qualquer explicação sobre o destino dos recursos, o que lhe permite utilizá-los do modo que quiser.

Embora essa modalidade de crédito seja mais simples, é necessário que o tomador de empréstimo tenha bom senso e não se endivide desnecessariamente. Afinal, ainda que o empréstimo ofereça melhores condições, ele não está isento de juros.

Longo prazo para pagamento

Prazos mais longos acabam por se refletir nas parcelas de um empréstimo, as tornando mais baratas; isso ocorre porque o valor a ser pego é dividido em um número maior de vezes. É necessário considerar, porém, que parcelas mais baixas não significam crédito mais barato. Na verdade, em prazos mais longos a incidência de juros é mais duradoura, o que eleva o custo final da operação.

Em todo o caso, não são poucas as vezes que indivíduos não podem lidar com prestações mensais altas, ainda que elas reduzam seus custos finais. Neste contexto, o empréstimo com garantia de imóvel, que pode ser pago em até 180 meses, se apresenta como uma solução.

Taxas

Como já foi citado neste artigo, o percentual de juros cobrado por um empréstimo com garantia é muito inferior ao praticado por outras modalidades de crédito. Enquanto o crédito pessoal apresentava uma taxa média de juros de 6,80% em maio de 2019, a taxa praticada pelo empréstimo com garantia de imóvel tinha o percentual médio de 1,2%.

Powered by Rock Convert

Levando essas informações em consideração, é fácil perceber que o empréstimo com garantia de imóvel, de fato, é mais barato.

Desvantagens

Um problema apresentado pelo empréstimo com garantia de imóvel é que a burocracia que ele exige é demorada. Isso ocorre porque o indivíduo interessado nessa modalidade de crédito precisa reunir uma série de documentos e declarações, como comprovantes de pagamento do IPTU. Além disso, toda a operação precisa ser registrada em cartório.

Por esse motivo, o tomador de empréstimo pode levar um tempo considerável para ter acesso aos recursos.

Vantagens do empréstimo com garantia de veículo

Assim como o empréstimo com garantia de imóvel, a modalidade que usa veículos como garantia também apresenta taxas de juros mais amigáveis. Além disso, ela conta com um processo menos burocrático para a contratação de crédito.

Continue lendo e descubra suas principais vantagens.

Recursos disponibilizados mais rápido

A burocracia para empréstimos que usam imóveis como garantia acaba sendo um pouco mais complexa, pois a organização dos documentos e declarações e o registro da operação em cartório levam mais tempo.

Nesse contexto, reunir os documentos necessários para comprovar que um veículo está apto para ser usado como garantia é muito rápido, de modo que o processo pode ser feito em uma semana. Por esse motivo, o empréstimo com garantia de veículo é ideal para o indivíduo que precisa ter acesso rápido a recursos.

Limite de crédito

Como já foi citado neste artigo, geralmente, as instituições financeiras aceitam emprestar o valor equivalente à metade do preço estimado do imóvel quando ele é usado como garantia. No caso de veículos, porém, o tomador de um empréstimo pode receber até 90% de seu valor, segundo a tabela FIPE.

É importante ressaltar que o valor a ser liberado depende tanto da política de empréstimos adotada pela instituição financeira quanto dos resultados de análises de crédito feitas por ela.

Liberdade para usar o bem

Por fim, é importante ressaltar que, mesmo usando o veículo como garantia para um empréstimo, seu proprietário pode continuar a fazer uso dele normalmente. Esse benefício também se estende aos indivíduos que utilizaram o imóvel como garantia, não existindo nenhuma norma que os impeça de continuar usando-o.

O crédito pode ser benéfico em diversas situações. Por meio dele, um indivíduo é capaz de levantar recursos para quitar dívidas, abrir uma empresa, fazer investimentos e até mesmo viajar. Apesar destes benefícios, a operação não é gratuita e, por menor que sejam seus custos, eles existem.

Por esse motivo, uma pessoa interessada em pegar um empréstimo precisa ponderar se de fato precisa dele e, além disso, é fundamental que ela organize suas finanças para que não tenha problemas em arcar com os pagamentos.

Desvantagens

Um fato que deve ser levando em consideração é que o prazo para o empréstimo com garantia de veículo é menor. No máximo, ele chega a 5 anos, o que pode ser um problema para indivíduos que precisam de um período mais longo para efetuar o pagamento.

Antes de pegar um empréstimo, o indivíduo deve considerar os custos da operação. Nesse contexto, operações menos custosas, como o empréstimo com garantia de veículo ou imóvel, acabam por ser alternativas mais eficientes. Com o auxílio de profissionais capacitados, o indivíduo interessado em receber um empréstimo pode identificar mais facilmente qual modalidade atende melhor aos seus interesses.

Entre as modalidades de empréstimo com garantia, a que utiliza o imóvel tende a ser uma das mais utilizadas. Gostaria de conhecer mais sobre suas características e benefícios? Então, aproveite a visita e compreenda a fundo como funciona o empréstimo com garantia de imóvel!

Powered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.