Entenda a importância do controle financeiro empresarial

Ter controle financeiro empresarial é fundamental para o desenvolvimento e manutenção da competitividade de uma empresa no mercado.

O departamento financeiro é o coração da organização, a partir do qual podem ser definidas novas estratégias de atuação, seja para a realização de novos investimentos, seja para segurar temporariamente os gastos. Para que o gestor consiga efetivamente ter controle financeiro, é preciso que ele tenha conhecimento sobre seu negócio e saiba administrar despesas e faturamento com estratégia e responsabilidade.

Para ajudar você a entender melhor o assunto, neste artigo, vamos falar sobre a importância do controle financeiro e como ele pode ser implementado de acordo com os objetivos atuais e futuros da empresa. Boa leitura!

Qual a relação do controle financeiro com o sucesso de uma empresa?

Para entender a importância de uma empresa ter controle financeiro, podemos fazer um paralelo com o orçamento mensal de uma família. Imagine que, no total, os rendimentos sejam de R$ 5.000,00, porém, os gastos sejam de R$ 7.000,00. Todos os meses esse excedente vai sendo acumulado, até que chega o momento em que a dívida será substancialmente maior.

O mesmo acontece com uma empresa que não tem equilíbrio entre suas entradas e saídas de recursos. Na prática, isso significa que as finanças vão ficar no vermelho, impossibilitando novos investimentos e até mesmo trazendo prejuízos financeiros sérios.

Por outro lado, quando existe uma administração sustentável, toda a empresa funciona em harmonia, com reflexos em seu desempenho e no padrão de atendimento oferecido aos clientes.

Quais os desafios enfrentados para a implementação de uma gestão financeira eficiente?

Os desafios enfrentados para implementação de uma gestão financeira eficiente variam de acordo com a realidade do negócio. Podem ser desde a não separação entre despesas pessoais e da empresa (no caso de pequenos negócios ou familiares), até mesmo alto índice de inadimplência e crises econômicas.

Independentemente disso, o ideal é ter um planejamento que seja capaz de prever esse tipo de situação, a fim de evitar prejuízos e saber quais são as possibilidades diante da adversidade.

Como adotar uma boa gestão financeira?

Uma gestão financeira eficiente deve se pautar nas especificidades da empresa e, a partir disso, definir uma estratégia de atuação. Também é importante conhecer os cenários do seu mercado de atuação e os cenários econômicos no Brasil e no exterior. Para ter sucesso nessa tarefa crucial, é indicado seguir dicas como:

  • investir em um planejamento financeiro consistente e realista;
  • definir metas financeiras realistas e alcançáveis;
  • utilizar métricas de avaliação;
  • manter o controle sobre o fluxo de caixa;
  • contar com uma equipe qualificada e comprometida;
  • contar com uma consultoria especializada.

Agora que você já sabe o quanto é importante ter controle financeiro empresarial para que sua empresa conquiste seu lugar e se consolide como referência no mercado, pode estruturar um planejamento alinhado e obter bons resultados.

Você gostou deste artigo sobre o controle financeiro empresarial? Então, assine a nossa newsletter, receba os outros conteúdos exclusivos e fique por dentro de todas as nossas novidades!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.