Entenda o que é e quais as consequências do CNPJ negativado!

Embora o Brasil apresente boas perspectivas de crescimento para o futuro, é inegável que a crise que vivemos há poucos anos reduziu a produtividade e deixou muitos negócios no vermelho, de modo que diversas empresas tiveram seu CNPJ negativado.

Assim como acontece com uma pessoa física, quando uma pessoa jurídica deixa de pagar alguma dívida, ela é registrada nos serviços de proteção de crédito como uma má pagadora. Tal situação pode trazer diversas complicações para o negócio e até mesmo comprometer sua viabilidade.

Como esse é um tema vital para empresários, preparamos este conteúdo com informações mais completas sobre ele. Leia o artigo e entenda os riscos de ter o CNPJ negativo, além de descobrir como evitar esse problema.

Como descobrir se o CNPJ está negativado?

Uma vez que a negativação de um CNPJ nada mais é do que sua inclusão em um serviço de proteção ao crédito, para verificar se ele foi negativado basta fazer uma busca nas plataformas que prestam esse serviço.

No Brasil, a criação e administração desse tipo de cadastro só é feita por três plataformas:

  • SERASA;
  • SPC;
  • SPC Brasil.

Levando em consideração que as instituições têm cadastros distintos, é interessante que o empresário verifique seu CNPJ nas três, para garantir que ele está livre de restrições.

A quais riscos uma empresa com CNPJ negativado está sujeita?

No momento em que uma empresa tem seu CNPJ negativado, ela passa a sofrer uma série de restrições. Continue a leitura e conheça alguns dos problemas que podem ocorrer.

Dificuldade para contratar serviços

Na economia moderna, a terceirização é um meio eficaz para que empresas reduzam custos e elevem sua eficiência. Basicamente, o processo pode ser descrito como a contratação de outros negócios a fim de lidar com tarefas que estão alheias a atividade remunerada da empresa.

Powered by Rock Convert

No momento em que o CNPJ de uma empresa entra no serviço de proteção de crédito, porém, contratar esses serviços tão importantes se torna uma tarefa difícil. Isso ocorre porque a empresa prestadora de serviços verá o negócio contratante como um mau pagador.

Crédito mais caro

Não é nenhuma novidade que levantar crédito no Brasil é uma tarefa difícil, mas essa tarefa se torna ainda mais árdua quando se está com o CNPJ negativado.

A verdade é que ainda existem fontes de empréstimos disponíveis, mas como, teoricamente, uma empresa negativada tem menos chances de pagar pelo empréstimo, a taxa de juros que incide sobre essa modalidade de crédito é mais elevada.

Risco de processos judiciais

Por fim, sempre existe a possibilidade de que o credor entre na justiça para receber os recursos a que tem direito. Nessa situação, além de precisar arcar com a dívida e seus juros, a empresa terá custos com um advogado. Além disso, existe uma grande possibilidade de que uma quantia maior precise ser paga, a título de indenização.

Como uma empresa pode evitar que seu CNPJ seja negativado?

O caminho para evitar que uma empresa seja cadastrada como má pagadora nos serviços de proteção de crédito é administrar de forma eficiente suas finanças. É fundamental que os recursos disponíveis sejam geridos corretamente, para evitar que o negócio atrase algum pagamento.

Caso a empresa já esteja com dívidas em atraso, ela deve começar o processo de negociação o mais breve possível. Nessa situação, contar com apoio de profissionais especializados em reestruturação de dívidas e gestão financeira é uma boa opção.

No mercado, muitas vezes a situação muda rápido demais, de modo que alguns eventos dificilmente de serem previstos podem prejudicar o fluxo de caixa de uma empresa e fazer com que ela se torne inadimplente.

Levando em consideração os diversos problemas que sua inclusão em uma plataforma de proteção ao crédito pode causar, é fundamental que a gestão do negócio tome medidas para evitar que isso aconteça.

Sua empresa já teve algum problema com o CNPJ negativado? Deixe um comentário e compartilhe sua experiência!

Powered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

3 Comentários

    Terrific knowledge. Thanks. fluconazole

    Appreciate it. A lot of material.
    fluconazol 150 mg

    Sobre as plataformas que administram a negativação (SERASA, SPC e SPC Brasil), porque não aparece o nome da Boa Vista Serviços?

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.