negociar com os fornecedores

Negociar com os fornecedores: Confira as melhores dicas

Negociar com os fornecedores faz partes das tarefas de quem administra um negócio. Com bons acordos, é possível obter descontos nos produtos fornecidos, bem como prazos de entrega e pagamentos mais flexíveis, o que ajuda na redução de custos, ampliação da lucratividade e maior competitividade diante dos concorrentes.

Mas como negociar de forma eficiente? Neste post traremos algumas dicas do que fazer para se dar bem na hora de lidar com seus fornecedores e assim contribuir para melhores resultados. Tenha uma boa leitura e ótimos negócios.

Tenha certeza do que sua empresa precisa

O pontapé inicial de qualquer negociação envolve saber qual o objetivo dela e do que sua empresa está precisando junto aos fornecedores. E isso vai desde as especificações do produto necessário, as quantidades demandadas, o prazo para a entrega e o valor máximo disponível em caixa para supri-las.

Ao chegar à mesa de negociações com todas essas informações bem definidas, o negociador consegue saber até onde é possível ir e se as ofertas oferecidas são realmente vantajosas para o negócio.

Faça cotações

Outra informação valiosa na hora de negociar com os fornecedores são os valores cobrados por aquele produto em diferentes fornecedores. Por isso, investir tempo fazendo cotações costuma ser bastante vantajoso.

Várias propostas em mãos se transformam em um instrumento de barganha na hora de negociar. Além disso, as informações coletadas podem ajudar na discussão de prazos e formas de pagamento mais flexíveis, condizentes com sua necessidade.

Construa relacionamentos de longo prazo

Um relacionamento de longo prazo com um fornecedor não precisa significar um vínculo eterno com ele, mas ajuda a flexibilizar diversos aspectos em uma negociação e a garantir alguns privilégios na hora de abastecer seu estoque.

Relações mais estáveis com fornecedores tornam a negociação mais confortável para ambas as partes e permite que um consenso satisfatório seja alcançado de forma rápida.

Invista em relações do tipo ganha-ganha

Alcançar um ponto de satisfação para ambos os lados da negociação também é um ótimo caminho para fazer bons negócios. Por isso é tão importante investir nas chamadas relações ganha-ganha, que são aquelas que conferem benefícios que satisfaçam a todos.

Para que esse tipo de relação se estabeleça, o comprador deve saber qual o limite das suas exigências para que elas não deixem o fornecedor desconfortável, obrigando a oferecer condições prejudiciais a ele ou fazendo com que ele tenha que desistir do negócio.

Mantenha-se flexível

Antes de propor qualquer coisa, saiba o que o fornecedor tem a dizer e o que ele pode oferecer, sempre se mantendo flexível. Tal característica permite que as duas partes alinhem suas expectativas e atinjam um consenso de forma rápida.

De todo modo, tenha sempre uma alternativa em mente para caso esse ponto de equilíbrio não seja alcançado e a negociação não vingue. Isso evita que seu negócio fique refém de apenas uma oferta e perca dinheiro com isso.

Aproveite as oportunidades

Determinadas épocas do ano tornam mais vantajosas algumas condições para negociar com os fornecedores, que veem a procura por seus produtos caírem. Se for o caso, aproveite esse momento para reforçar o seu estoque por preços mais em conta. Contudo, faça esse movimento sempre de forma planejada, já que um nível de estoque muito alto pode acarretar custos extras.

Saber como negociar exige tanto conhecimento técnico e prático a respeito das particularidades de cada negócio, quanto inteligência e controle emocional para ter paciência até conseguir condições satisfatórias. Ainda assim, todo esforço vale a pena, diante da chance de reduzir custos, aumentar os lucros e otimizar o capital de giro disponível.

Depois de saber como negociar, veja qual a importante do controle financeiro empresarial com este outro post aqui do blog.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.