como funciona o credito rural

Como funciona o crédito rural? Conheça os principais benefícios

Não é um exagero dizer que a agropecuária é um dos setores mais fortes da economia brasileira. Afinal, seus resultados têm sido elevados e constantes ao longo do tempo. Como todas as atividades econômicas, porém, a agricultura e a pecuária também precisam de recursos para financiar sua operação, de modo que saber como funciona o crédito rural é indispensável para pessoas que empreendem nessa área!

Por meio dessa modalidade de empréstimos, o produtor rural tem acesso a recursos de uma forma menos custosa, o que tende a se refletir positivamente em seu orçamento. A questão é que, para ter acesso a esse tipo de empréstimo, alguns cuidados se fazem necessários.

Leia o artigo e descubra como funciona o crédito rural e entenda os procedimentos necessários para ter acesso a ele!

O que é crédito rural?

Instituído pela Lei Federal 4.829, de 1965, o crédito rural pode ser descrito como uma modalidade de empréstimo criada exclusivamente para financiar as operações de investimento e custeio nas áreas da pecuária e da agricultura.

Por meio dele, o produtor rural tem a oportunidade de receber o capital que necessita para operar seu negócio pagando uma taxa de juros mais amigável, o que o torna a melhor opção em financiamento.

É válido ressaltar que, quando o crédito rural foi criado, ele tinha como objetivo alcançar os seguintes resultados:

  • aumentar a produção brasileira de alimentos;
  • permitir que o produtor rural brasileiro tenha acesso às novas tecnologias;
  • criar oportunidades para a população rural, de modo que ela não precise deixar o campo para ter acesso a um padrão de vida mais elevado.

Por fim, para aprender como funciona o crédito rural, é preciso entender que ele é divido em 3 modalidades distintas, cada uma com uma determinada função.

Operação de custeio

Em meio a um ciclo produtivo, o produtor rural precisa lidar com uma série de custos e realizar alguns investimentos pontuais, necessários para que sua operação, que pode estar atrelada à pecuária ou a agricultura, seja bem-sucedida. A categoria de custeio do crédito rural é responsável por liberar empréstimos para financiar esse ciclo.

Uma vez que o produtor rural não recebe seu lucro de forma imediata, essa linha de crédito costuma oferecer prazos que variam de 6 a 24 meses, para que ele pague de um modo mais confortável.

Operação de investimento

Com a finalidade de otimizar sua produção, atingindo novos mercados ou fornecendo uma variedade mais ampla de produtos, o produtor muitas vezes precisa realizar investimentos. Por esse motivo, o crédito rural tem uma linha de financiamento específica para esse tipo de operação.

Por meio do empréstimo para investimento, o produtor rural pode adquirir novas tecnologias, bens físicos e, até mesmo, animais.

De um modo mais simples, podemos dizer que essa modalidade do crédito foi criada com a finalidade de fornecer recursos para que o produtor se torne mais eficiente e bem-sucedido. Isso tende a se refletir em mais empregos para as pessoas na área rural, além de um número maior de alimentos na mesa dos brasileiros.

Operação especial

Quando pensamos nos produtores rurais, é necessário levar em consideração que alguns deles se encontram em situações diferentes, nas quais as linhas convencionais de financiamento do crédito rural podem não ser tão adequadas. Para atendê-los, foram criadas, então, linhas de financiamento especiais. Estas linhas cobrem operações como reforma agrária e cooperativas.

Quais as vantagens desse tipo de crédito?

Uma vez que o crédito rural foi criado com a finalidade de otimizar a produção agropecuária no Brasil, é fácil chegar a conclusão de que ele oferece uma série de vantagens para o produtor. Dentre elas, podemos citar as que você verá nos tópicos seguintes.

Taxas mais amigáveis de juros

Quando uma empresa precisa recorrer ao crédito, a incidência dos juros costuma ser um problema, pois ela torna a toda a operação mais cara, o que acaba por afetar o caixa do negócio.

O crédito rural, porém, oferece taxas mais amigáveis, de modo que seus custos não geram um grande peso sobre o produtor.

Prazos de financiamento adequados

Outra vantagem do crédito rural é que ele considera as necessidades do produtor e adéqua suas condições a elas, oferecendo assim prazos de pagamento e de carência que se alinham a sua operação e entrada de recursos.

Quem tem direito ao crédito rural?

Por fim, para de fato entender como funciona o crédito rural, é necessário saber quem tem direito a ele. Mais uma vez, é válido ressaltar que essa forma de empréstimo foi criada com a finalidade de financiar o setor agropecuário brasileiro, de modo que contempla o pequeno produtor rural familiar, os de médio porte e os grandes produtores rurais, que precisam administrar uma grande área de cultivo ou criação.

Considerando a nova tendência da agropecuária urbana, o crédito rural também pode ser utilizado por produtores que escolheram essa área, desde que a operação esteja alinhada a todos os regulamentos exigidos.

Por fim, pessoas jurídicas que atuem na agropecuária e agroindústria, com beneficiamento e comércio de produtos, assim como populações tradicionais, como quilombolas e trabalhadores especializados, como agrônomos, também podem receber o crédito rural.

Embora o crédito rural apresente melhores condições, tanto de prazos quanto de taxas de juros, o processo para ter acesso a ele é burocrático. Isso ocorre para impedir fraudes e garantir que as pessoas que recebem esse empréstimo estão alinhadas ao perfil definido por lei.

Por esse motivo, é interessante para o produtor rural, interessado nesse financiamento, contratar uma assessoria especializada. Isso porque, ao contar com o apoio profissional, o produtor pode lidar com toda a burocracia com mais facilidade. O que permite a ele ter acesso aos recursos que precisa em períodos mais curtos.

Além disso, uma consultoria especializada pode ajudar o produtor rural a conseguir prazos mais longos para financiar o pagamento, caso isso se faça necessário.

Agora que você sabe como funciona o crédito rural, e entende as principais características dessa operação de financiamento, gostaria de contar com o apoio de uma assessoria especializada para ter acesso a ele? Entre em contato conosco e descubra as soluções da MADM Consultoria!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.