capital de giro

Capital de giro: Como uma assessoria financeira pode ajudar na gestão

Por mais que a maioria dos empresários compreenda que o capital de giro para empresas é fundamental, muitas vezes, as ferramentas e os conhecimentos necessários para, de fato, avaliá-lo, estão fora de seu alcance. Uma vez que uma análise equivocada do capital de giro pode prejudicar todo o planejamento de um negócio, causando graves prejuízos, que podem até gerar sua falência, é vital que ele seja apurado corretamente.

Nesse contexto, as assessorias financeiras surgem como uma solução adequada e eficiente. Por meio dos serviços de um assessor capacitado, o empresário pode apurar, de forma precisa, o capital de giro necessário para sua empresa, obter apoio para pegar empréstimos e ainda receber insights relevantes sobre o meio adequado de utilizá-los.

Gostaria de entender melhor o tema? Continue a leitura e descubra como uma assessoria financeira pode ajudar no capital de giro para empresas!

O que é capital de giro?

A operação de uma empresa está diretamente atrelada a diversos custos — entre eles, podemos citar gastos fixos, como o montante necessário para que o negócio adquira insumos e pague seus colaboradores, e eventuais, como alocação de recursos e pagamento do conserto de uma máquina. O dinheiro reservado para suprir tais pagamentos, mesmo os eventuais, é o que chamamos de capital de giro. Basicamente, ele atua como uma garantia de que a empresa pode continuar funcionando, ao longo do tempo, sem ter problemas de caixa.

Quais os benefícios do capital de giro?

O uso adequado do capital de giro tem o potencial de entregar diversos benefícios para a empresa, tornando sua gestão mais eficiente e aumentando suas chances de sucesso. Continue a leitura e informe-se melhor a respeito deles!

Equilíbrio financeiro

Uma vez que o capital de giro para empresas atua como uma espécie de reserva financeira, com a finalidade de garantir suas operações, sua adoção permite que o negócio mantenha suas contas equilibradas. Isso ocorre porque os custos estão devidamente planejados e incluídos na reserva. Além disso, gastos eventuais também são considerados, de modo que a empresa pode se manter mesmo diante de uma emergência.

Garantia de adimplência

Como todas as despesas são devidamente consideradas, existe uma garantia de que a empresa tem, em caixa, os recursos necessários para quitar cada uma delas. Tal comodidade permite que faturas sejam pagas em sua data correta, o que evita que juros sejam aplicados e aumentem os custos.

Gestão de faturamento

Não é incomum que empresas façam vendas a prazo, a questão é que, muitas vezes, o negócio precisa do dinheiro, para financiar sua operação, antes que o prazo determinado para que ele receba chegue. Essa é uma situação que pode desorganizar o caixa da empresa e levá-la a atrasar algum pagamento. Quando o capital de giro é devidamente aplicado, porém, o negócio pode fazer uso dele para quitar suas dívidas, esperar a data em que receberá suas faturas não é um problema.

Como uma assessoria financeira pode ajudar o capital de giro para empresas?

O capital de giro é uma ferramenta que, quando usada corretamente, tem o potencial de garantir a operação de uma empresa por um longo período de tempo. A questão é que, por mais que seja útil, nem sempre é fácil mensurá-lo. Isso ocorre porque seu cálculo deve considerar todos os créditos e débitos do negócio, mesmo os futuros. Por esse motivo, contar com profissionais capacitados é uma boa opção. Continue lendo e descubra como uma assessoria financeira pode otimizar o capital de giro para empresas!

Visão estratégica

Via de regra, um assessor financeiro é um indivíduo que conta com uma longa experiência de mercado, o que lhe permite agir com desenvoltura perante as mais diversas adversidades. Uma vez que, como assessor, seus serviços foram prestados a um número ainda maior de empresas, podemos dizer que essa experiência foi otimizada diante da variedade de situações que ele enfrentou. A partir desse conhecimento acumulado, o profissional é capaz de avaliar com maior profundidade a situação de uma empresa e apontar soluções inovadoras para problemas.

Organização financeira

Por mais que o cálculo do capital de giro para empresas, em si, seja fácil, identificar as variáveis que o compõem não é tão simples. Essa tarefa exige que todos os ativos e passivos do negócio sejam devidamente mapeados e analisados. Uma assessoria financeira conta com profissionais capacitados, preparados para prestar auxílio e orientações enquanto a atividade é desenvolvida.

Se levarmos em consideração que um pequeno erro de avaliação pode alterar o resultado apurado, é fácil entender a importância de contar com profissionais capacitados no processo. Afinal, se o montante mínimo para que a empresa atue for definido erroneamente, o negócio tende a enfrentar grandes turbulências e pode até ir à falência. Portanto, o auxílio de uma assessoria financeira é de suma importância para a organização financeira de uma empresa.

Otimização de crédito

Uma vez que todos os ativos e passivos de uma empresa são devidamente calculados, e que o valor do capital de giro é, enfim, identificado, faz-se necessário arrecadar o dinheiro demandado para criar a reserva. A questão é que, muitas vezes, os sócios da empresa não dispõem de todo o montante necessário, uma situação que inviabiliza o projeto. Felizmente, as assessorias financeiras também se apresentam como uma solução para esse problema, auxiliando o empresário na busca de crédito para sua empresa.

Por meio do apoio da assessoria, e de seus profissionais, o empresário tem a capacidade de organizar sua companhia, principalmente as suas finanças, de um modo que ela se torne elegível para receber empréstimos. Além de orientar a gestão do negócio na ordenação de suas contas, a assessoria financeira também atua diretamente com os principais fornecedores de crédito, ajudando o empresário a negociar e receber as melhores condições disponíveis no mercado.

Embora a tarefa de conseguir crédito no Brasil seja complexa, uma empresa especializada é capaz de identificar os principais problemas do negócio interessado no empréstimo e apresentar meios de solucioná-los. Isso otimiza, de forma significativa, suas chances de ser bem-sucedido.

Uma empresa que não trabalha corretamente com seu capital de giro tende a enfrentar turbulências com mais facilidade, o que abre espaço para prejuízos e, até mesmo, para a falência. Levando em consideração a importância dessa ferramenta, é fácil entender por que o apoio de assessorias financeiras especializadas em trabalhar com ela é tão importante.

Gostaria de contar com os serviços de uma assessoria financeira experiente e conhecida no mercado para otimizar o capital de giro para empresas? Entre em contato conosco e conheça a solução da MADM Consulting Business!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.