capital de giro da empresa

Descubra 4 formas de como aumentar o capital de giro da empresa

Muitos empreendedores não dão toda a atenção que é necessária para as finanças do negócio. É preciso ter atenção às movimentações no fluxo financeiro, com bastante clareza a respeito das entradas e saídas. Se você está focado nesse processo e buscando entender como aumentar o capital de giro da empresa, temos uma boa notícia!

Neste artigo você poderá entender melhor porque é tão importante pensar na saúde financeira da empresa. Além disso, descobrirá alguns erros comuns e receberá quatro dicas sobre como aumentar o capital de giro de maneira sustentável. Continue a leitura!

Qual a importância da gestão do capital de giro?

Ter dinheiro suficiente e disponível para as necessidades correntes é extremamente importante para uma empresa. Na verdade, podemos até dizer que a sua capacidade de realizar o gerenciamento do capital de giro determinará a saúde, a longevidade e a qualidade geral do seu negócio.

Equilibrar seus ativos e passivos de curto prazo é uma responsabilidade contínua. O capital de giro é um requisito imediato que pode afetar diretamente seus objetivos de longo prazo. Por exemplo, se você deseja expandir suas operações, será difícil fazê-lo se você não estiver lidando bem com os recursos financeiros de seu empreendimento.

Essencialmente, o capital de giro é o saldo do fluxo de caixa que você tem disponível para gastar nas operações do dia a dia de sua empresa. Se você não conseguir sustentar as operações até que o faturamento ganhe corpo, talvez as suas vendas não sejam suficientes e você quebre antes de ter o dinheiro de volta.

Por isso, as consequências da falta de gerenciamento do capital de giro podem afetar seriamente seus negócios. Por outro lado, quando esse processo é feito adequadamente, esses recursos dão o suporte para o crescimento.

Você adquire melhor pontuação de crédito, tendo acesso a empréstimos e financiamento com juros mais baixos, ajuda a aumentar os lucros, pois te permite investir para atender às demandas dos clientes e melhora sua capacidade de lidar com emergências.

O que fazer para aumentar o capital de giro?

Uma boa gestão do capital de giro pressupõe uma quantidade de recursos financeiros suficientes para fazer as alocações de maneira confortável.

Dificilmente será possível realizar um gerenciamento eficiente se você dispõe de pouco dinheiro para tal. Por isso é tão importante atingir um nível razoável.

Confira, nos tópicos a seguir, algumas formas de alcançar esse objetivo.

1. Negocie melhor

Para que suas operações aconteçam, a empresa precisa comprar uma série de insumos e serviços de outros fornecedores. Se você negociar para pagar sempre de forma parcelada ou com bons descontos para pagamento à vista, conseguirá dar uma folga a seu caixa.

2. Estabeleça ferramentas de controle

Muitas empresas passam por dificuldades financeiras mesmo quando conseguem ter um bom faturamento. Normalmente, isso acontece por desorganização. O empreendedor pode acabar se esquecendo de alguns compromissos e pagar multas por atraso.

Misturar o dinheiro pessoal com o do negócio. Deixar de receber por não efetuar a cobrança de maneira correta. Tudo isso influencia negativamente no capital de giro e, por isso, é fundamental controlar bem as finanças.

3. Busque o financiamento

Se você tem uma necessidade de capital de giro, especialmente em uma situação de emergência, busque alternativas para aumentá-lo no curto prazo. A antecipação de recebíveis é uma boa opção, pois os custos da operação tendem a ser mais baixos.

Você pode também avaliar um empréstimo, com pagamento mais em longo prazo, desde que o valor obtido seja realmente utilizado para alavancar suas vendas.

4. Venda com mais agilidade

Para conseguir um acréscimo pontual no capital de giro, pode ser interessante pensar em modos de receber de quem comprou da sua empresa sempre no menor prazo possível.

Avalie a possibilidade de realizar promoções e oferecer descontos para pagamento à vista. Dessa forma, é possível capitalizar o negócio e ainda aumentar sua participação de mercado.

Pensar em estratégias de como aumentar o capital de giro da empresa é uma das principais responsabilidades de qualquer empreendedor que deseja ter sucesso. Os recursos financeiros são extremamente importantes para o crescimento do negócio.

Gostou do artigo? Então assine nossa newsletter e fique sempre por dentro de nosso conteúdo!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.