capacidade produtiva

Aprenda como fazer o cálculo da capacidade produtiva

Manter o controle do ritmo da sua empresa e planejar sua atuação e expansão são itens essenciais para qualquer um que administra um negócio. No entanto, para que isso seja feito da melhor forma, é necessário ter acesso a alguns indicadores para orientar decisões das mais diversas.

Entre esses indicadores está a capacidade produtiva, que reflete o número máximo de produtos ou serviços que uma empresa consegue entregar em determinado período. Para saber mais sobre esse tema e entender como é feito o cálculo da capacidade produtiva, prossiga a leitura!

O que é e para que serve a capacidade produtiva?

Como mencionamos na introdução, a capacidade produtiva traduz o quanto uma empresa consegue entregar (seja em serviços ou em mercadoria) dentro de um espaço de tempo, de acordo com os recursos disponíveis no momento.

Ou seja, num exemplo simplificado, se uma pizzaria faz 100 pizzas por dia e funciona 5 dias por semana, sua capacidade produtiva é de 500 unidades.

Embora seja um indicador muito importante para estimar a eficiência da empresa, costuma ser um erro comum imaginar que quanto maior a capacidade produtiva, melhor para o negócio. O ideal é que ela esteja sempre alinhada com a demanda, para que não aconteçam problemas decorrentes do excesso de estoque.

Por outro lado, é essencial ter o controle sobre qual a capacidade produtiva da sua empresa, uma vez que isso ajuda na tomada de decisões, permite a melhoria da produtividade e amplia a capacidade de planejamento, auxiliando até mesmo na identificação de boas novas oportunidades de investimento no negócio.

Como fazer o seu cálculo?

Agora que você sabe qual o conceito da capacidade produtiva e qual sua importância, veja abaixo os principais passos para fazer o cálculo de forma correta.

Powered by Rock Convert

Quantifique a produção por tempo

A primeira etapa do cálculo da capacidade produtiva é simples e envolve quantificar o seu tamanho em determinado período. Isso pode ser feito por máquina utilizada ou mesmo por funcionário, levando em conta unidades por minuto ou por hora, dependendo do volume de itens.

Considere as interrupções da produção

De todo modo, na hora do cálculo por produção por período é importante considerar as pausas, que são comuns em qualquer processo. Por isso, anote as paradas realizadas para descanso, alimentação ou mesmo limpeza de equipamentos utilizados.

Saiba qual a capacidade instalada

Como referência para a capacidade produtiva, considere sempre a capacidade instalada. Esse conceito pode ser resumido como o indicador que define qual a produção máxima possível se todos os recursos disponíveis na empresa fossem utilizados de forma plena, sem qualquer interrupção.

Faça o cálculo da eficiência

O cálculo da eficiência da empresa é obtido pela divisão da capacidade produtiva realizada (que contabiliza produção junto com as interrupções inesperadas) pela capacidade produtiva efetiva (conforme planejada de acordo com as interrupções previstas). Quanto maior a eficiência da empresa, melhor será sua produtividade.

E como melhorá-la?

Não existe passa de mágica para elevar a capacidade produtiva de um negócio. De todo modo, investir em algumas estratégias costuma surtir efeito. Entre elas está a melhoria constante de processos, a qualificação dos colaboradores e o investimento em novos equipamentos e na sua respectiva manutenção.

Ter consciência do indicador da capacidade produtiva da empresa é fundamental para que todos os recursos disponíveis sejam utilizados sempre da melhor forma possível, bem como para identificar possíveis pontos de evolução para a maneira como as atividades são conduzidas no dia a dia do negócio.

Que tal fazer este texto chegar mais longe? Então compartilhe-o nas redes sociais com seus amigos!

Powered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.