assessoria financeira

Assessoria financeira: essa pode ser a solução para sua empresa

Entre os assuntos relacionados à gestão de uma empresa, o controle de suas finanças tende a ser um dos mais complexos. Por esse motivo, fazer uso de uma assessoria financeira é um meio eficaz de otimizar os processos relacionados a ele.

Uma assessoria trabalha prestando serviços, altamente qualificados, para resolver um determinado problema, seja de uma instituição, seja de um indivíduo.

Nesse contexto, ao contratar os serviços de um assessor financeiro, o gestor de uma empresa tem acesso a um profissional experiente e dotado de todas as qualificações e habilidades necessárias para identificar os problemas financeiros de sua empresa e, ainda, apresentar meios de eliminá-los.

Gostaria de compreender melhor como uma assessoria financeira pode sanar os problemas relacionados à gestão financeira de seu negócio? Continue a leitura e entenda como o serviço pode otimizar a gestão de sua empresa!

O que é uma assessoria financeira e qual o seu objetivo?

Antes de entender como os serviços de um assessor financeiro podem otimizar a gestão de um negócio e o meio como ele lida com suas finanças, é importante ter uma visão melhor do que é este serviço. Uma assessoria financeira trabalha estudando todas as contas da empresa, as entradas e saídas de capital, e as registra de um modo preciso e organizado. A partir das informações apuradas pelo assessor, o gestor de uma empresa avalia a situação em que ela se encontra.

A partir de tais dados ele conhecerá os custos reais de seu negócio, entenderá como está sua entrada de capital e considerará melhor a situação da empresa em relação a dívidas e, assim, decidirá se o negócio precisa de crédito para financiar sua operação.

De maneira resumida, uma assessoria de finanças tem o dever de contabilizar as movimentações financeiras de uma empresa e transformar as informações obtidas em dados. Com base nesses dados, o gestor do negócio tem a possibilidade de usar melhor os seus recursos, reduzindo custos e aumentando sua rentabilidade. Ou seja, o objetivo de uma assessoria financeira é otimizar a relação entre a empresa e suas finanças, para que ela se torne mais lucrativa.

Quais os procedimentos necessários para realizá-la?

O primeiro passo para que uma assessoria bem-feita seja implementada é o diagnóstico, nesse momento o profissional fará um estudo profundo sobre as contas da empresa com a finalidade de identificar os pontos problemáticos.

Assim que tais pontos são identificados, cabe a assessoria financeira elaborar um plano, para lidar com eles, e colocá-lo em ação. Depois que este procedimento é feito, o assessor permanece mais um tempo com a empresa, avaliando os resultados de sua estratégia e realizando os ajustes que forem necessários.

Como a assessoria financeira pode beneficiar a empresa?

Agora que você compreende o que é uma assessoria financeira, e sabe como ela atua, chegou o momento de entender mais a fundo como os serviços dela podem ajudar sua empresa. Continue a leitura e descubra alguns dos benefícios que um assessor financeiro traz para o seu negócio.

Registro preciso de movimentações financeiras

Não é uma novidade que, para que a gestão financeira de uma empresa seja feita de modo adequado, suas entradas e saídas de capital precisam ser registradas corretamente. Um pequeno erro na apuração de tais dados leva o gestor a tomar uma decisão ruim, prejudicando a empresa.

A grande questão é que, embora o registro de movimentações financeiras seja uma tarefa vital, ela é complexa e, por lidar com um grande número de dados e números, gera um ambiente propício à ocorrência de erros. Ao contratar uma assessoria para lidar com suas finanças, porém, o gestor de uma empresa passa a contar com o serviço de profissionais altamente qualificados para lidar com a função, o que reduz o risco de erros e eleva a confiabilidade das informações apuradas.

Otimização de gestão

Uma vez que o controle de finanças é uma tarefa complexa, que está diretamente ligada ao faturamento e longevidade de uma empresa, costuma tomar muito tempo do gestor, desviando sua atenção de outras áreas que também são importantes.

Nesse contexto, o trabalho de um assessor financeiro também é muito útil pois, uma vez que ele elabora e implementa uma estratégia mais eficiente para a gestão financeira do negócio, o setor fica organizado e o gestor pode selecionar um colaborador para monitorar a continuidade da estratégia.

Muitos gestores costumam destacar times de colaboradores para fazer a análise de movimentações financeiras de sua empresa, uma decisão que esbarra em dois problemas práticos. O primeiro deles é que, por mais capacitados que sejam os colaboradores em sua área de atuação, eles não têm a mesma expertise de um assessor que lida com a tarefa todos os dias. O segundo problema é que, ao alocar colaboradores na tarefa, o gestor os desvia de sua atividade-fim original, o que também tem um impacto sobre a produtividade do negócio.

Melhores condições de crédito

Outro benefício muito importante, auferido pelos serviços de uma assessoria financeira, é uma melhoria considerável nas condições de crédito disponíveis. Isso ocorre porque, uma vez que as finanças da empresa estão organizadas de modo mais preciso, instituições financeiras se sentem mais confiantes para confiar a ela seus recursos, na forma de um empréstimo.

Portanto, ao contar com trabalho de um assessor financeiro, o gestor de um negócio ainda tem a oportunidade de levantar capital mais facilmente e assim financiar novos investimentos ou sua própria operação.

Aumento de agilidade, e confiabilidade, no processo para a tomada de decisões

Com acesso a informações mais precisas a respeito da situação financeira em que seu negócio se encontra, o controlador de uma empresa tem a prerrogativa de tomar decisões mais rapidamente, de forma mais confiante. Tal benefício gera uma redução real de erros e de tempo, o que agiliza os processos da empresa como um todo.

Uma vez que o serviço de um assessor financeiro otimiza a relação entre a empresa e suas finanças, permitindo que seus recursos sejam utilizados de modo mais eficiente, seu resultado final é o aumento da lucratividade do negócio. Levando tais fatos em consideração, é fácil entender porque contar com um assessor financeiro é tão benéfico para empresas.

Agora que você entende como uma assessoria financeira pode ajudar seu negócio, já visualizou algumas áreas em que ela pode melhorar o seu controle financeiro? Deixe um comentário e compartilhe sua opinião sobre o tema.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.