a assessoria de dívidas empresariais

Entenda como funciona a assessoria de dívidas empresariais

É muito comum que o empreendedor passe por algumas dificuldades quando os negócios não vão bem. Quando isso acontece, pode ser que surjam algumas dívidas empresariais e, muitas vezes, ele pode não saber o que fazer para saná-las. Buscar ajuda em uma assessoria de dívidas empresariais pode ser uma solução!

Neste artigo, vamos apresentar uma visão geral sobre a assessoria de dívidas empresariais. Você vai conhecer as principais vantagens na contratação desse serviço visando à reestruturação de suas operações, de modo a sair do vermelho. Boa leitura!

O que é a assessoria de dívidas empresariais?

Ter dívidas não é necessariamente ruim, desde que se tenha capacidade para pagá-las. Muitas organizações pegam empréstimos e financiamentos de forma racional, visando alavancar seus negócios. Isso é feito na expectativa de que os ganhos conseguidos por meio das vendas possam superar os juros pagos aos bancos ou outras fontes de financiamento.

O problema acontece quando há o descontrole e as iniciativas projetadas não geram os resultados esperados. Quando isso ocorre, a empresa deixa de ter a capacidade de honrar seus compromissos e passa, inclusive, a não conseguir fazer pagamentos que são imprescindíveis ao seu funcionamento, como os de fornecedores ou de funcionários.

Uma assessoria voltada para a resolução de dívidas empresariais é uma espécie de consultoria especializada com foco financeiro. Nesse tipo de trabalho, os consultores fazem um diagnóstico de seu negócio com o intuito de conhecer melhor o problema e as suas causas.

Quais são as etapas do processo?

O primeiro passo da assessoria consiste na análise dos demonstrativos financeiros e contábeis existentes, a fim de identificar quais são todas as dívidas que a empresa tem no momento e o que possui de patrimônio e de capacidade de geração de caixa.

Assim, é possível criar uma classificação das dívidas por ordem de prioridade, levantando quais são as mais críticas e que devem ser quitadas primeiramente. Também é possível identificar quais são aquelas em que é possível tentar uma renegociação, seja para diminuição de juros, seja para um alongamento do prazo de pagamento.

Depois, é preciso repensar também nas operações, isto é, enxugar a folha, reduzir desperdícios operacionais e buscar novas formas de vender os produtos. Talvez, deixar de produzir alguns e focar naqueles que podem realmente trazer margem e fazer com que haja uma virada.

Esse tipo de assessoria pode ser fundamental nesse processo. Muitas vezes, quando estamos envolvidos em um problema, perdemos a nossa capacidade de lidar com ele, por não conseguirmos ver todos os fatores que estão nos influenciando. Ao contar com um consultor, você ganha uma visão externa e não viciada, que fará as considerações que precisam ser feitas, por mais duras que sejam.

Além disso, esse tipo de assessoria conta com todo o know-how já desenvolvido, ajudando organizações a saírem dessa situação ao longo do tempo. Os consultores conhecem os melhores caminhos que podem ser seguidos, por exemplo, com negociações extrajudiciais em que há confissão de dívida para conseguir um entendimento melhor junto aos credores, numa realidade mais factível para que as obrigações sejam efetivamente pagas.

Ou seja, esse tipo de serviço pode ajudar você a definir as melhores estratégias, dependendo de qual for a situação em que sua empresa se encontra.

Quais os diferenciais de uma assessoria?

Ao contratar esse tipo de serviço, você busca um melhor entendimento sobre suas operações. Um negócio só consegue ser sustentável ao longo do tempo se fizer uma boa gestão financeira. Essa é uma questão primordial para o sucesso.

É muito comum que haja o descontrole porque empreendedores acabam misturando o dinheiro da empresa com suas finanças pessoais. Há compras em duplicidade, custos assumidos sem que haja condições para pagamento, problemas de ordem trabalhista, multas por atraso na quitação de impostos, entre outros.

Quando você contrata uma consultoria, acelera o desenvolvimento de competências nesse sentido. Em resumo, você aprende mais rápido. Vários empreendedores possuem bons produtos ou são excelentes vendedores, mas não têm qualquer tipo de formação voltada à gestão financeira. Ao ter uma assessoria para dar o suporte, você entra em contato com uma realidade que eventualmente não conhecia e sem a qual pode ser impossível fazer seu negócio crescer.

A partir do trabalho de uma assessoria você passa a preencher corretamente os demonstrativos, gerenciar seu fluxo de caixa de uma maneira mais profissional, racionalizar os gastos e dando atenção a todas as questões que compõem seu negócio, como pagamento aos fornecedores, à folha de pagamento, aos tributos e outras.

Pode também implementar indicadores de desempenho que, quando acompanhados periodicamente, permitem identificar situações com antecedência, para que você possa agir corretivamente sempre que algo não estiver saindo conforme o planejamento. Essa é uma questão fundamental para a boa gestão, pois só é possível tomar boas decisões quando se conhece a natureza dos problemas.

Como escolher uma assessoria empresarial?

Assim como com qualquer tipo de fornecedor, você também precisa estar bastante atento e buscar referências no mercado na hora de contratar uma assessoria séria e de renome. No entanto, no caso de dívidas empresariais, sua atenção precisa ser redobrada.

Quando você procura esse tipo de serviço, provavelmente significa que a situação de sua empresa já não está boa. Por isso, se você contratar maus profissionais para darem suporte, pode ser que o problema se agrave e que não seja mais possível reverter essa situação.

É fundamental escolher uma empresa com experiência e boa reputação no mercado para prestar esse tipo de serviço. A MADM Consulting atua com esse tipo de assessoria desde 2010. Nossa empresa surgiu a partir da vivência de seus fundadores, já atuantes no segmento de consultoria empresarial no estado de São Paulo. Temos mais de 30 consultores em todo território nacional, tendo atendido mais de 1.500 clientes, de pequeno, médio e grande portes.

Contamos com um amplo portfólio de soluções integradas, de forma que conseguimos oferecer as melhores alternativas para que sua empresa possa reverter seus problemas financeiros e voltar a operar no azul.

Entre em contato conosco, agende uma reunião com um consultor e saiba como podemos ajudar a gerenciar melhor e quitar as suas dívidas empresariais!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.