antecipação de recebíveis

Antecipação de recebíveis: 4 coisas que você precisa saber!

Falta de planejamento ou situações inesperadas podem levar um empreendedor a fazer a chamada antecipação de recebíveis. Essa operação consiste em obter de forma adiantada os valores referentes à vendas feitas a prazo, no cartão de crédito ou por meio de cheques pré-datados.

O dinheiro que só estaria disponível em determinado ponto do futuro, pode ser usado rapidamente para suprir as necessidades do negócio. Mas, como antecipar recebíveis sem surpresas? Como esse assunto levanta muitas dúvidas, respondemos abaixo as principais questões sobre ele. Acompanhe!

1. Quais são as vantagens da antecipação de recebíveis?

A antecipação de recebíveis traz inúmeros benefícios. O principal deles é receber mais rapidamente quantias que só estariam disponíveis após certo prazo. E isso se torna uma vantagem ainda maior quando falamos de vendas parceladas em muitas prestações. Dessa forma, o dinheiro entra em caixa e pode ser usado com a finalidade que for mais interessante para a empresa. Tudo isso com taxas quase sempre menores que as principais linhas de crédito disponíveis no mercado.

2. Que cuidados tomar ao antecipar recebíveis?

Ao mesmo tempo em que é uma solução para momentos de aperto, a antecipação de recebíveis pode trazer problemas sérios se não forem observados alguns aspectos da operação. O foco das análises deve se concentrar principalmente nas taxas cobradas para se receber o dinheiro de forma antecipada. Em alguns casos, elas podem ser maiores que em um empréstimo. Por isso, certifique-se de todos os custos e garanta que não haja cobranças extras escondidas.

Além disso, é preciso ter em mente que a antecipação é uma solução paliativa. Ao recorrer a ela, também é necessário fazer um planejamento e projetar quais os valores entrarão no caixa no futuro, descontando o que foi antecipado. Por fim, seu negócio não pode ficar dependente desse tipo de operação, tendo que se valer dela de forma constante.

3. Qual a diferença entre antecipação de recebíveis e empréstimos?

Muitas vezes, a antecipação de recebíveis é confundida com os empréstimos. Todavia, existem diferenças substanciais entre ambos. No empréstimo, o interessado recebe recursos que não são dele e paga juros por isso. Esses juros são calculados a partir do risco de não pagamento: se a instituição financeira percebe que há chances de não receber o dinheiro emprestado de volta, as taxas são elevadas (ou o empréstimo sequer é liberado).

Na antecipação, a situação é diferente. Quem opta por ela está apenas pedindo antecipadamente um dinheiro que seria seu em breve. Isso faz com a instituição que cede os valores tenha garantia de que a dívida será paga e, assim, cobra menos pelo serviço.

4. Qual a hora certa de pedir uma antecipação?

Muitas variáveis devem ser ponderadas antes de se tomar uma decisão, mas a antecipação de recebíveis quase sempre é recomendável nos momentos em que o negócio não tem mais capital de giro para tocar as atividades de rotina, enquanto ainda tem diversos valores por receber de vendas feitas a prazo ou no cartão para serem recebidas.

O importante, novamente, é que essa seja uma atitude pontual. A necessidade constante de pedir antecipações para que o empreendimento continue funcionando é sinal de que algo está fora de ordem. Nesses momentos, mais do que os recursos extras, o negócio precisa de uma reavaliação completa das suas finanças.

Assim, tão importante quanto entender como antecipar recebíveis, é saber identificar qual o momento correto de fazer isso. Dessa forma, não há riscos para a saúde da empresa e essa opção sempre estará à mão para os momentos de dificuldade, quando ela é mais vantajosa.

Este conteúdo foi útil para você? Então, não vá embora sem antes curtir nossa página no Facebook e nos seguir no LinkedIn!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.