Entenda a importância da análise de crédito para pessoa jurídica

Durante a negociação entre empresas, é natural que, em um dado momento, vendas a prazo surjam na discussão. Afinal, uma vez que o montante de recursos movimentado em uma operação comercial costuma ser elevado, é normal que a parte compradora, ou contratante, não possa arcar com o custo de uma só vez. Nesse momento, a análise de crédito pessoa jurídica surge como uma ferramenta importante.

Por meio dela, a empresa vendedora ou prestadora de serviços é capaz de verificar a situação do possível cliente e, assim, avaliar se ele realmente é capaz de arcar com o financiamento.

Como esse tipo de operação tende a ter um grande impacto sobre as finanças de um negócio, resolvemos elaborar este conteúdo que explica de uma maneira mais didática sua importância. Continue a leitura e entenda por que dar atenção à análise de crédito de pessoa jurídica é fundamental para a saúde financeira de sua empresa. Acompanhe!

A importância da análise de crédito

Para que uma empresa gere lucro e continue crescendo de forma saudável, ela precisa vender seus produtos, sejam eles bens, sejam serviços. Nesse contexto, fornecer um prazo para que seus clientes realizem o pagamento costuma ser um método eficiente para ampliar o número de vendas e, por consequência, a rentabilidade do negócio.

A grande questão é que, ainda que o número de vendas seja elevado, se a empresa não receber os pagamentos por elas conforme o planejado, ela tende a ter problemas de caixa para arcar com os próprios compromissos.

O caminho para evitar esse tipo de problema é a aplicação de uma metodologia para a análise de crédito. De forma resumida, essa metodologia pode ser descrita como um conjunto de técnicas que, por meio de informações fornecidas tanto pelo cliente quanto por serviços de proteção ao crédito, permite à empresa avaliar o risco potencial de uma venda a prazo.

Para que a metodologia de análise de crédito para pessoa jurídica seja elaborada de forma eficiente, ela precisa levar em consideração fatores importantes, como as necessidades do negócio e o perfil de seus clientes.

Os riscos de uma análise de crédito ineficiente

A ausência de um sistema eficiente para a análise de crédito abre espaço para uma série de problemas e prejuízos. Dentre eles, vamos destacar alguns, a seguir.

Operações comerciais mais arriscadas

Uma vez que a análise de crédito para pessoa jurídica é a grande responsável por definir as condições de pagamento de um possível cliente, caso ela seja realizada de forma incorreta, os riscos de calote e de atrasos no pagamento de parcelas se tornam mais elevados.

Na prática, isso significa que, quando esse cuidado não é tomado, as chances de que a empresa venha a sofrer prejuízos aumentam de forma significativa. O que, obviamente, é prejudicial para a saúde financeira do negócio e pode, inclusive, comprometer sua viabilidade.

Gestão financeira desorganizada

Em um mercado acirrado, a gestão financeira de uma empresa é fundamental. Afinal, para que possa se manter competitiva e seguir conquistando novos clientes e espaço, ela precisa usar seus recursos do modo mais eficiente possível.

A grande questão é que, quando esse capital entra no caixa de modo inconstante, usá-lo de forma adequada se torna muito difícil, pois não existe um padrão adequado para que uma estratégia de gastos e investimentos seja definida. Esse é um dos fatores que tornam clientes que não seguem o cronograma de pagamento tão prejudiciais para a saúde financeira de um negócio.

Dificuldades para honrar compromissos

Independentemente do fato de ter recibo o pagamento por suas vendas, a empresa ainda precisa honrar uma série de compromissos, como os salários de colaboradores, os contratos com fornecedores e os custos básicos com água e energia elétrica.

O problema é que, com um fluxo de caixa inconstante, honrar esses compromissos se torna uma tarefa muito difícil, o que pode, até mesmo, levar a empresa a precisar recorrer a um empréstimo.

Apesar de o crédito para empresas ser considerado uma ferramenta muito útil, ele ainda tem um custo, por menor que seja. Uma vez que a empresa só recorreu a essa ferramenta porque precisava de uma injeção de recursos, podemos dizer que os juros do empréstimo também fazem parte do prejuízo causado por seus devedores.

Nesse contexto, é válido ressaltar que, se a empresa em questão não resolver seus problemas com o fluxo de caixa de uma forma rápida e eficiente, ela pode acabar em uma situação em que já não é capaz de honrar as próprias dívidas, tornando-se inadimplente como seus devedores.

A implementação de uma metodologia de análise de crédito

Agora que você conhece a importância da análise de crédito para pessoa jurídica e entende os riscos de deixá-la de lado, é hora de aprender a implementá-la. Continue a leitura e descubra como tornar suas operações comerciais mais seguras.

Crie um cadastro de clientes

Para definir o risco de uma operação, ter acesso a informações é fundamental. Felizmente, a negociação diária de uma empresa com os seus diversos clientes pode ser encarada como uma importante fonte de dados que devem ser devidamente registrados.

Com a finalidade de tornar esse cadastro ainda mais preciso, a empresa em questão pode solicitar algumas informações ou documentos que considere fundamentais para realizar uma análise de risco eficiente.

Faça uso dos serviços de proteção ao crédito

Embora manter um cadastro dos clientes seja importante, essa atitude não terá efeito sobre novos contratos. Assim, os serviços de proteção ao crédito tendem a ser importantes aliados na luta contra a inadimplência.

Basicamente, esses serviços são prestados por plataformas que verificam diversas empresas e emitem uma pontuação para elas, de acordo com seu limite de pagamento e nível de risco. Por meio dessas plataformas, a empresa pode avaliar se o cliente de fato é capaz de arcar com os custos do financiamento.

Para tornar essa estratégia ainda mais eficiente, o empresário pode solicitar que o possível futuro cliente preste informações ou apresente alguns documentos.

Utilize a tecnologia a seu favor

Por mais detalhada e segura que seja a fonte de informações, avaliá-la de modo manual é uma tarefa complexa. Isso se deve tanto pelo volume quanto pela complexidade dos dados que devem ser verificados.

Nessa situação, o uso adequado da tecnologia tende a ser uma atitude mais produtiva. Por meio de um software especializado, a empresa é capaz de comparar uma série de dados em curtos períodos, chegando a uma conclusão de modo mais rápido e preciso.

Uma vez que a inadimplência é reduzida, a empresa pode contar com uma movimentação mais livre de capital, o que lhe confere os recursos necessários para arcar com compromissos e realizar investimentos. Portanto, é fácil concluir que a análise de crédito beneficia a empresa como um todo.

Agora que você entende a importância da análise de crédito pessoa jurídica, gostaria de se aprofundar na gestão de faturas e otimizar os resultados de sua empresa? Então, leia este artigo com 3 dicas importantes para fazer o controle de contas a pagar e a receber!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.